Curso Básico de Segurança de Plataforma - CBSP
(Platform´s Basic Safety Course)

fio

Propósito Geral do Curso

Este curso tem com propósito qualificar o aluno, não aquaviário, para as tarefas a bordo de Unidades "Offshore", dando-lhe conhecimentos básicos sobre medidas de segurança a bordo, de acordo com as recomendações contidas nos itens 5.2 e 5.3 e Tabelas 5.3.1 e 5.3.5 da Resolução A.1079(28), da Organização Marítima Internacional, em complemento ao que é exigido pela Convenção STCW-1978, como emendado, e pelo Código STCW-1978, como emendado.

fio

Pré-requisitos

O candidato, no ato da matrícula, deverá apresentar à Instituição de Ensino que vai ministrar o curso cópia e o original (para verificação) ou cópia autenticada que comprovem:

fio

Estruturação do Curso

O curso será composto de aulas teóricas e de participações práticas nos assuntos de sobrevivência, primeiros socorros e combate a incêndio, podendo partes dessas ser aplicadas a bordo.

fio

Disciplinas e Cargas Horárias

Módulos Disciplinas Carga Horária
Módulo I Segurança Pessoal e Responsabilidade Social 08 h/aula
Módulo II Primeiros Socorros Elementar 06 h/aula
Módulo III Prevenção e Combate a Incêndio 10 h/aula
Módulo IV Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência 09 h/aula
Módulo V Conscientização de Proteção 03 h/aula
Avaliação   02 h/aula
Tempo Reserva   02 h/aula
Total   40 h/aula

fio

Frequência às aulas

A frequência às aulas e às atividades práticas é obrigatória. O aluno deverá obter o mínimo de 90% de frequência no total das aulas ministradas no curso. Para efeito acima descrito, será considerada falta: o não comparecimento às aulas, o atraso superior a 10 minutos em relação ao início de qualquer atividade programada ou a saída não autorizada durante o seu desenvolvimento.

fio

Aproveitamento

A aprendizagem do aluno será aferida por meio de uma avaliação teórica versando sobre os conteúdos de todas as disciplinas. Na avaliação teórica será utilizada uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação a décimos. O instrutor deverá fazer avaliações da aprendizagem do aluno no desempenho das atividades práticas realizadas no decorrer dos treinamentos. Na avaliação das atividades práticas será atribuído conceito satisfatório ou insatisfatório.

Será considerado aprovado o aluno que:

fio

Certificado reconhecido pelas bandeiras

fio

Inscreva-se já: