Simulador de Passadiço



Simuladores são empregados em diferentes áreas desde a Primeira Guerra Mundial, mas vêm se desenvolvendo continuamente desde o fim da década de 40, juntamente com a tecnologia dos computadores.

O Simulador de Navegação e Manobras – SIMNAV, do ICN, foi desenvolvido no fim de 2011 com o intuito de ministrar turmas preparatórias para o concurso de Praticante de Prático e teve sua primeira turma em dezembro do mesmo ano.

Primeiro sistema de simulação de passadiço desenvolvido totalmente no Brasil, o SIMNAV é também um marco tecnológico para a área de treinamento marítimo, apresentando uma arquitetura de sistema única no gênero.

Hoje, cursos de Manobrabilidade e Gerenciamento de Passadiço utilizam a plataforma desenvolvida pelo ICN, que permanece em contínua progressão, aliando parceiros e desenvolvendo novos recursos inéditos, atendendo inclusive, quaisquer demandas específicas de clientes.

Oferece um ambiente ideal para a familiarização de marítimos com os procedimentos de ponte de comando. A estação completa pode receber turmas de até cinco alunos simultaneamente. O sistema é composto por console de comando, carta ECDIS, radar, comunicação, e monitores que reproduzem virtualmente o ambiente fora da embarcação. Além disso, existe uma estação dedicada para o instrutor, voltada para criação e acompanhamento de exercícios.