Curso de Gerente de Instalação Offshore - CGIO
(Offshore Installation Manager - OIM)


Objetivo do curso

O curso tem como propósito qualificar o aluno Tripulante Não-Aquaviário (TNA), para o exercício das atividades de Gerente de Instalação Offshore, que é o principal profissional da unidade, responsável pelo comando da embarcação e por todos a bordo.

fio

Perfil do candidato

O candidato ao curso deve ter mais de vinte e um (21) anos e ter concluído curso superior ou curso técnico de nível médio em áreas de conhecimento técnico-científico com concentração em mecânica, eletrônica e eletricidade. No primeiro caso o candidato deve comprovar pelo menos um ano de embarque trabalhando em funções relevantes a bordo de unidades móveis Offshore. Para os candidatos que concluíram nível médio, é necessário comprovar no mínimo 4 anos de embarque trabalhando em funções relevantes a bordo de Unidade Móvel Offshore e ter sido indicado pela empresa operadora.

Além disso, todos os candidatos devem apresentar à instituição, no ato da matrícula, cópia de atestado de boas condições de saúde física e mental e dos documentos de identidade e CPF.

fio

Conteúdo e Carga horária

O curso é disposto em quatro módulos compostos pelos seguintes grupos de conhecimentos, de acordo com a tabela 6.2 e o item 6.2 do Anexo da Resolução A.891(21) da IMO:

Módulos Conteúdo Carga Horária
Módulo I Estruturas e Estabilidade 60 h/aula
Módulo II Legislação Nacional e Internacional 40 h/aula
Meteorologia e Oceanografia 32 h/aula
Módulo III Navegação e Manobras no Mar 54 h/aula
Meio Ambiente e Prevenção à Poluição 32 h/aula
Módulo IV Gerenciamento de Segurança e Emergência 72 h/aula
Carga horária total   320 h/aula


fio

Certificado

O aluno que obtiver aproveitamento em todos os módulos receberá certificado de competência, bilíngüe (português/inglês), emitido pelo Instituto de Ciências Náuticas com reconhecimento das Autoridades Marítimas do Brasil, Ilhas Marshall, Panamá, Libéria e Vanuatu.

fio

Local de realização

Instituto de Ciências Náuticas – ICN, sede do Rio de Janeiro – Av. Rio Branco, 18 – 15º andar.

fio