Curso de Supervisor de Manutenção - CSMA
(Maintenance Supervisor - MS)


Objetivo do curso

Este curso tem o propósito de qualificar o aluno, Tripulante Não-Aquaviário (TNA), para o exercício das atividades do Supervisor de Manutenção, que compreendem a manutenção e reparos de máquinas, motores e do sistema de energia de Unidades Offshore Móveis (UOM). Este profissional é o responsável pela inspeção, operação e teste das máquinas e motores da unidade.

fio

Perfil do candidato

O candidato, no ato da matrícula, deverá ter mais de vinte e um (21) anos, e ter concluído ensino superior ou médio em áreas de conhecimento técnico-científico com concentração em mecânica, eletricidade ou eletrônica. Além disso, o candidato deverá apresentar à Instituição de Ensino cópia do atestado de boas condições de saúde física e mental e dos documentos de CPF e identidade.

Importante: o profissional que passar mais de 02 (dois) anos sem exercer a atividade de supervisor de manutenção deverá novamente realizar o curso, em face da constante evolução tecnológica e da segurança operacional das UOM.

 

fio

Conteúdo e Carga horária

O curso é constituído pelo conteúdo e carga horária descritos abaixo, de acordo com a Tabela 6.5 e o item 6.5 do anexo à Resolução A.891(21) da IMO:

 

Conteúdo Carga Horária
Inspeção e Manutenção de Equipamentos, Máquinas e Motores. 64 h/aula
Avaliação 4 h/aula
Tempo reserva 8 h/aula
Carga Horária total 76 h/aula

fio

Certificado

O aluno que obtiver aproveitamento do curso receberá certificado de competências, bilíngüe ( português/inglês), emitido pelo Instituto de Ciências Náuticas, endossado pela Autoridade Marítima brasileira e reconhecido pelas bandeiras do Panamá, Ilhas Marshall, Libéria e Vanuatu.

fio

Local de realização

Instituto de Ciências Náuticas – ICN, sede do Rio de Janeiro – Av. Rio Branco, 18 – 15º andar.