Curso de Radioperador em GMDSS - CROG
(General Operator for the GMDSS)

Objetivo do curso

Este curso tem como propósito qualificar o aluno, Não-Aquaviário, para exercer as tarefas de Radioperador Geral, quais sejam, operar os equipamentos da estação da plataforma aplicando as técnicas, normas e acordos nacionais e internacionais, cumprir as normas e procedimentos para transmissão e recebimento de mensagens de rotina, segurança, urgência e socorro no sistema GMDSS e outros existentes a bordo, executar os testes de funcionamento, ajustes básicos dos equipamentos de comunicações e seus acessórios da estação no mar.

fio

Perfil do candidato

O candidato ao curso deve ter mais de dezoito (18) anos, ter concluído o Ensino Médio ou profissionalizante, possuir conhecimentos de inglês e computação, em nível básico, que permitam obter conhecimentos visando realizar comunicações a bordo na linguagem técnica internacional. Além disso, deve apresentar à Instituição de Ensino, no ato da matrícula, atestado de boas condições de saúde física e mental e cópia dos documentos de identidade e CPF.

fio

Conteúdo e carga horária total

88 h/aula

O sumário do curso abrange os requisitos estabelecidos no Anexo 3 da Resolução A.703(17). Este conteúdo programático atende o padrão mínimo de competência estabelecido na Tabela A-IV/2 do Código STCW.


Módulos Disciplinas Carga Horária
Módulo I Sistemas e Procedimentos de Comunicações 43 h/aula
Módulo II Operação de Sistemas de Comunicação 30 h/aula
Avaliação   7 h/aula
Tempo reserva   8 h/aula

fio

Certificado

O aluno que obtiver aproveitamento do curso receberá o Certificado de Competências, bilíngüe (português/inglês), emitido pelo Instituto de Ciências Náuticas, endossado pela Autoridade Marítima brasileira (Diretoria de Portos e Costas - Macaé) e reconhecido pelas bandeiras do Panamá, Ilhas Marshall, Libéria e Vanuatu.

fio

Local e realização

Instituto de Ciências Náuticas – ICN, filial Macaé – Av. Pref. Aristeu Ferreira da Silva, 335 - Novo Cavaleiros - Macaé/RJ