<

Sobre o ICN

   O Instituto de Ciências Náuticas - ICN - é uma organização da sociedade civil de interesse público que tem por objetivos permanentes a produção de conhecimento e o ensino relativos às atividades desenvolvidas nos vários segmentos do setor marítimo e offshore, bem como a socialização das informações e conhecimentos técnico-científicos à comunidade interessada. Para a consecução desses objetivos o ICN:

   Em novembro de 2000 o ICN iniciou o projeto de desenvolvimento dos cursos referentes à Resolução A.891 da IMO, atual Resolução IMO 1079 da IMO, (cursos para o pessoal que trabalha a bordo de unidades móveis de offshore), concluído no início de 2002, quando então, após avaliação realizada pela sociedade certificadora Bureau Veritas, recebeu o credenciamento da Autoridade Marítima LIBERIANA. No final do mesmo ano, iniciou o processo de avaliação feito pela PETROBRÁS, que por delegação da Diretoria de Portos e Costas, avaliava em nome do governo brasileiro. Em maio de 2003, obteve o credenciamento da Autoridade Marítima BRASILEIRA.

  Atualmente, além de possuir os credenciamentos citados, o ICN também é reconhecido pelas Autoridades Marítimas da LIBÉRIA, ILHAS MARSHALL, E VANUATU, tendo sido nomeado oficialmente como Agente de Certificação (Filling Agent) pela Libéria e Ilhas Marshall, além de possuir a certificação ISO 9001 Qualidade.

   Tendo em vista a aprovação desta instituição em rigorosas avaliações e seu compromisso com o ensino e o desenvolvimento da área marítima & offshore, podemos afirmar que o ICN é uma organização de reconhecimento internacional, cujos principais destaques são o Corpo Docente, composto por pesquisadores e professores de vasta experiência, e um sistema de qualidade com credenciamento internacional.